Agora o meu livro "Pensamento estratégico é um lifestyle" está disponível em audiobook, clique aqui para conhecer.
x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Stefan Cunha Ujvari

A história da humanidade contada pelos vírus

  • Recursos:
Comprando o livro pelo meu link você colabora com esse projeto :D Amazon

O livro do médico e pesquisador Stefan Cunha Ujvari “A história da humanidade contada pelos vírus” (Contexto; 206 páginas; 25 reais) traz uma viagem pelo universo da biologia, evolução, doenças parasitárias e infecciosas. Através da genética descobrimos como os vírus dominaram sociedades, dizimaram populações e até mesmo definiram resultado de guerras. Aprendemos o funcionamento de doenças infecciosas, seu design, ou seja, sua dinâmica de mutação e reprodução.

O professor Ujvari nos leva em uma viagem pela história dos vírus, mas também nos ensina os diferentes mecanismos por trás do seu funcionamento: transmissão, reprodução e mutação genética. O autor explica que o vírus por não ter um maquinário celular precisa de um hospedeiro para se reproduzir. É por esse motivo que ele invade a célula de um organismo vivo e empresta suas moléculas para copiar seu código genético e construir novos vírus.

Aprendemos o funcionamento do vírus da AIDS e todo seu passado, onde o estudo do código genético do vírus permitiu entender sua história e retroceder no tempo. Com essa tecnologia foi possível comparar outros códigos genéticos e entender sua origem. A semelhança com o código SIV dos chimpanzés denunciou os fornecedores dessa doença. O crescimento populacional levou o homem mais perto das florestas, o que aproximou-o dos macacos. O contato com o sangue de macacos em caçadas propiciou o contato com o SIV. As mutações genéticas produziram vírus capazes de se reproduzir no homem e isso permitiu sua difusão na espécie humana.

Todo vírus será adquirido de algum ser vivo. Nem todos vírus presentes em outros animais se reproduzirão e terão sucesso no corpo do ser humano. O crescimento populacional, plantações em grande escala e criação massiva de animais produzem condições ideais para proliferação de doenças infecciosas. As doenças já existiam, mas a dinâmica no meio ambiente facilitou seu salto para humanos e suas devidas mutações.

O livro é muito curioso e cheio de informação valiosa, tem uma dinâmica leve sem perder o toque científico e professoral. Entender a história dos vírus é saber mais da jornada do próprio ser humano no planeta terra, seus altos e baixos, progressos tecnológicos e catástrofes epidêmicas.

Reproduzir

podcast

A história da humanidade contada pelos vírus
Stefan Cunha Ujvari
Lucas Conchetto - 2018