Agora o meu livro "Pensamento estratégico é um lifestyle" está disponível em audiobook, clique aqui para conhecer.
x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Wednesday Martin

Primatas da Park Avenue

  • Recursos:
Comprando o livro pelo meu link você colabora com esse projeto :D Amazon

O livro da pesquisadora Wednesday Martin “Primatas da Park Avenue” (Intrínseca; 272 páginas; Tradução de Lourdes Sette; 10 reais) investiga através da antropologia as dinâmicas sociais de grupos abastados que ocupam o alto da pirâmide econômica mundial: os habitantes de Upper East Side em Nova York. A autora tem como foco de pesquisa a história e pré-história evolutiva da vida familiar e através dessa lente estuda regras, rituais, padrões, crenças e dinâmicas sociais da elite de Manhattan.

O livro traz a história da autora em um momento específico de sua vida. Casada e com filho pequeno, ela  muda de endereço e vai de Downtown para o Upper East Side em Nova York; um bairro elitista de Manhattan. Essa transição acontece pela ascensão profissional do marido e como pesquisadora ela aproveita a oportunidade para analisar e estudar os costumes, rituais, regras e dinâmicas sociais da elite americana. Através das lentes da sociologia, antropologia e história, ela organiza ideias, monta estratégias e interpreta dados.

A autora define o ambiente como hostil, complexo, altamente hierarquizado e com regras e costumes de chamar atenção. Como antropóloga ela faz links e mostra ao leitor o comportamento humano em diferentes tribos pelo mundo, fazendo um paralelo com a elite nova iorquina.

Em um ambiente de recursos abundantes e luta por status a dinâmica social é intensa e o jogo de poder, constante. A autora traz o conceito de “liberação ecológica extrema”, uma ideia que trata de grupos em circunstâncias de abundância e controle, como ter alimento, segurança, teto e recursos materiais sempre à disposição. Nesses contextos os indivíduos humanos reestruturam a ordem social e utilizam-se de símbolos: roupas, carros, jóias e outros itens para marcar espaço e criar alianças. Mas não só isso. Em um ambiente em movimento e com poderosos disputando controle, o estresse e ansiedade marcam o jogo e afetam toda a família.

Num formato leve e divertido, a autora ensina antropologia e mostra como a disciplina pode ser explorada por novos leitores e excitante como ciência humana. Em uma viagem pelos bastidores da elite econômica mundial, onde titãs de wall street interagem, a autora traz uma narrativa curiosa e sincera.

Reproduzir

podcast

Primatas da Park Avenue
Wednesday Martin
Lucas Conchetto - 2018