Agora o meu livro "Mindset Estratégico" está disponível em audiobook, clique aqui para conhecer.
x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Tim Ferriss

Trabalhe 4 horas por semana

  • Recursos:
Comprando o livro pelo meu link você colabora com esse projeto :D Amazon

trabalhe 4 horas por semana de Tim Ferriss

Com título polêmico, Tim Ferriss no seu livro Trabalhe 4 horas por semana – (The 4-hour workweek), nos apresenta os caminhos para alcançar a independência. Como trabalhar menos, ganhar mais e viver seus sonhos agora. Essas e muitas outras questões são discutidas no livro que conta com muito material prático e exercícios para fixação. Um livro necessário para qualquer empreendedor digital.

Trabalhe 4 horas por semana é um ótimo caminho para entender como novos modelos de negócios possibilitam ganhar mais e trabalhar menos. O título do livro soa muitas vezes absurdo, até mesmo por que trabalhar 4 horas por dia já seria uma radicalização aos empregos mais comuns, imagine 4 horas por semana. Apesar disso, Tim Ferriss apresenta o conceito por trás desse estilo de vida e como chegar lá.

O conceito gira em torno de uma nova ideia, uma forma diferente de encarar o dinheiro, a ideia vem de um grupo de pessoas denominados Novos Ricos ou NR. São indivíduos que estão mais focados no presente, voltados para a qualidade de vida. O NR prefere o benefício, a experiência ao invés da posse, é direcionado por sonhos, suas metas e ações giram em torno de uma missão. São focados em produtividade e não em sacrifício.

Através de um processo chamado DEAL, Tim Ferris mostra qual é o caminho para ser um membro dos Novos Ricos.

D – Definição (DEAL)

O primeiro passo é ter clareza de seus objetivos, por qual razão você trabalha, quais são seus sonhos ?

Com essas e muitas outras questões, o autor discorre sobre a importância de definir suas metas, qual é o custo do seu sonho e como persegui-lo.

E – Eliminação (DEAL)

Após definir, você precisa eliminar tudo que não é essencial. A eliminação tem tudo a ver com o minimalismo, movimento artístico que busca pela essência, por expressar uma ideia com a menor quantidade de elementos possíveis. Um dos maiores impeditivos para a produtividade é a falta de foco, isso acontece pois você tem muita coisa para resolver, mas nem todas são essenciais, muito menos precisariam ser resolvidas por você. A ideia é trabalhar menos, porém com mais qualidade.

Comece eliminando os ladrões de tempo, como: reuniões, emails, ligações, sms e mensagens instantâneas.

Tim ferriss tem algumas estratégias para lidar com essas questões, desde verificar o e-mail em horários específicos a aprender dizer não as pessoas.

A – Automação (DEAL)

Após definir e eliminar o que não é essencial, você precisa automatizar o máximo de tarefas possíveis. Todo trabalho que você faz, precisa mesmo ser feito por você? Tem uma frase de Thoreau que sintetiza tudo isso.

Um homem é rico na proporção do número de coisas que pode deixar rolar sozinhas.

L – Liberação (DEAL)

Para enfim assumir o estilo de vida de um NR, só falta liberação. Um dos maiores medos do homem é a liberdade, ele sintetiza a ideia citando George Bernard Shaw.

Liberdade significa responsabilidade. É por isso que a maior parte dos homens a teme.

Se libere para fazer as coisas que você sonha hoje, por que deixar para daqui 30 anos de trabalho quando se aposentar? Tim Ferriss bate nesse ponto durante todo o livro, que é aproveitar a vida hoje, viver o presente, viver uma boa vida e não deixá-la para daqui 30 anos. Ele chama essa liberação de mini-aposentadorias, você realiza seus sonhos em menores intervalos, vive o estilo de vida milionária sem ser milionário.

Trabalhe 4 horas por semana é um livro necessário para qualquer empreendedor digital, pois tem muitas ideias de como resolver problemas de negócios de forma criativa com foco na qualidade de vida. Com uma máquina bem azeitada, a proposta do título é possível, desde que você tenha a estrutura DEAL rodando. Você define seu objetivo e sonhos, elimina tudo que não é necessário, automatiza o que é possível, terceiriza tarefas que outros podem fazer e libera tempo para viver o estilo de vida dos sonhos.

Reproduzir

podcast

Trabalhe 4 horas por semana
Tim Ferriss
Lucas Conchetto - 2019