x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Chris Anderson

A Cauda Longa

  • Recursos:

Chris Anderson - A Cauda Longa

O livro A Cauda Longa é um bom caminho para entender como o mercado online abre novas possibilidades de vendas, quais seus efeitos e quais oportunidades a cauda longa traz.


Antes da internet, a venda de alguns produtos muito específicos era difícil, e muitas lojas preferiam não oferece-los, já que ter esses itens em loja, ocupava mais espaço de seu estoque, de suas prateleiras e a saída era menor. Então só os produtos mais requisitados, os chamados ‘hits’ ou ‘sucessos’ eram expostos.

Gosto muito de falar da cauda longa através do exemplo da venda de livros. Em uma livraria física, as prateleiras só recebem os livros mais vendidos, os ‘hits’. Os livros de nicho, os menos requisitados, acabam ficando de lado e muitas vezes a livraria nem os oferece. Por exemplo o livro ‘Harry Potter’, ele tem seu lugar de destaque, pois vende muito. Já o livro ‘O dicionário das orquídeas’ não tem lugar nas prateleiras, muito menos nas de destaque. Sendo assim, o consumidor do ‘Harry Potter’ consegue comprar o livro, já o que tem paixão por orquídeas precisa encomendar, ou continuar a buscar pelo seu livro.

Tanto o ‘Harry Potter’ quanto ‘O dicionário das orquídeas’ ocupam seu espaço na curva de consumo, mas ficam em lugares diferentes.

No exemplo abaixo, no alto da curva, representado pela cor roxa, temos os ‘hits’, livros como ‘Harry Potter’. Já mais abaixo, temos a cauda longa, representada na cor amarela, nela ficam os diversos nichos, como o das orquídeas com o livro ‘O dicionário das orquídeas’.

Curva - A Cauda Longa

Para o mercado tradicional, investir na área amarela é muito difícil, já que envolve espaço em suas prateleiras, estocagem, logística e muito mais. Por isso elas investem na área roxa, é onde mais tem saída, e por isso fica disponível em suas prateleiras.

Mas afinal, quando o efeito cauda longa foi sentido de fato? No mercado digital.

Um site tem um custo menor de operação, não envolve todas as dinâmicas de uma loja física, e pode oferecer uma gama enorme de possibilidades. Assim a mesma loja virtual, oferece ‘Harry Potter’ e ‘O dicionário das orquídeas’. Como a loja virtual passa a oferecer uma variedade gigantesca, ela passa a atingir diversos nichos ao longo da curva e isso passa a representar uma fatia significativa de seu faturamento.

Logo a cauda longa é composta por diversos nichos, onde o mercado de massa, passa a ser o mercado de nicho.


O livro A Cauda Longa para todo interessado em mercado digital, comportamentos de consumo e mudança de modelos de negócios, é um livro válido. Recomendo a leitura, conhecimento relevante, e necessário para empreendedores interessados no digital.

podcast

A Cauda Longa
Chris Anderson
Lucas Conchetto - 2022