x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Steven Johnson

De onde vêm as boas ideias

  • Recursos:

De onde vem as boas ideias Livro

De onde vêm as boas ideias tem como principal proposta rastrear e desmitificar o universo criativo e das boas ideias. O autor percorre uma série de análises para identificar a origem de uma ideia, quais os contextos e fases desse processo.

O autor estrutura a origem das boas ideias através de uma série de 7 fases; o possível adjacente, redes líquidas, a intuição lenta, serendipidade, erro, exaptação e plataformas.

O possível adjacente tem relação direta com o contexto, como diz o autor, é como você abrir portas de uma casa, e quando abertas você tem acesso a outras portas e por aí vai. Mas você precisa de uma primeira porta, depois de aberta ela dá acesso as outras, o possível adjacente. Em 1870 um obstetra francês estava de folga e aproveitou para fazer uma visita ao zoológico de Paris. Ele se deparou com uma chocadeira, onde os pintinhos cambaleando, mas vivos, se mantinham aquecidos pela máquina. O médico sabia que a temperatura era decisiva para manter as crianças vivas, e sua visita ao zoológico lhe rendeu um insight. Ele contatou o administrador do zoológico, fizeram uma adaptação e assim nasceu a incubadora para recém-nascidos. A mortalidade infantil era absurda no século XIX, mas os resultados da invenção chocaram os médicos parisienses, a mortalidade no hospital caiu para mais da metade. Em breve seria determinado a instalação de incubadoras em todas as maternidades da cidade.

Redes líquidas são meios onde as informações e ideias podem propagar com muito mais liberdade e facilidade. Ao atingir mais pessoas o potencial de inovação aumenta, essa é a vantagem das redes líquidas. A internet é uma rede de grande liquidez, não há fronteiras, o ambiente é altamente democrático e mutável, fazendo dela um ambiente que favorece a troca de informações e como resultado a expansão das inovações.

A intuição lenta é o processo gradativo e constante da busa por informação, e com o decorrer do tempo resulta em um grande processo de inovação. Um exemplo disso é a criação da World Wide Web por Tim Berners Lee, ele levou mais de 10 anos e passou por 2 projetos diferentes para então alcançar sua criação, a qual mudaria o mundo.

Serendipidade é aquele lampejo que sentimos quando encontramos a solução ou uma peça necessária para resolução de um problema. Você está andando na rua, notando os carros, as pessoas e de repente uma ideia vem a sua cabeça e você acha a solução para um problema que vem pensando a tempos, mas você nem estava pensando naquele problema, essa é a serendipidade. Segundo alguns estudos nosso cérebro tem pequenos intervalos de caos, onde muita energia é liberada, percorrendo todo nosso cérebro e ativando diversas áreas, muitas vezes alguns momentos servem de gatilho para ativar uma série de conexões que culminam em uma ideia ou solução.

O erro é sempre evitado, estigmatizado e mal visto. Mas o erro quando bem observado nos permite crescer, evoluir e quebrar velhas ideias. Alguns pensadores dizem que sem erro não há aprendizado, não há crescimento, e isso faz muito sentido, o erro nos força a mudar de percurso, repensar e mudar. E as mudanças trazem consigo um universo de novas possibilidades.

Exaptação é uma caracteristica que evoluiu, mas que não é necessariamente uma adaptação. Um forte exemplo no livro é a prensa de Gutenberg, ele emprestou a ideia de prensa que era usada na fabricação de vinhos e usou para um proposito totalmente diferente. Logo a impressão estava escalada e atingindo o mundo.

Plataformas são estruturas que dão condições para as coisas fluirem e se alterarem. O autor faz uma analogia aos corais que criam uma diversidade de vida oceânica enorme e que através dessa plataforma vários outros seres vivos se estabelecem, criam e trocam. Nossas cidades são plataformas que através de infra-estrutura, modelos de organização e dinâmicas sociais, permitem uma constante troca e mudança que como resultado gera inovação.

podcast

De onde vêm as boas ideias
Steven Johnson
Lucas Conchetto - 2020