x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Greg McKeown

Essencialismo

  • Recursos:

Livro Essencialismo - Greg McKown

O livro “Essencialismo” de Greg Mckeown tem a força de nos fazer refletir sobre o que é importante na vida. Em meio a tanta informação e ruído, encontrar paz, significado e realização é um desafio que exige muito esforço. Quando chegamos a essência esse esforço vale a pena, pois temos clareza e propósito em nossas vidas.

O essencialismo é um modo de encarar a vida, é a busca por significado em tudo que se faz. Diariamente somos apresentados a diversas novas oportunidades, todas elas podem criar diferentes futuros e desdobramentos que vão nos levar a uma vida com novas formas e possibilidades. Mas toda escolha implica na recusa de muitas outras e a falta de clareza nos leva cada vez mais a viver uma vida sem profundidade e com grandes dramas emocionais. Quanto mais vivemos atolados de informação e coisas para fazer, mais nos sentimos inúteis e pouco realizados. Isso acontece por que a falta de propósito e clareza nos leva a colocar energia em muitas coisas e no final das contas, avançamos muito pouco em várias direções, então no longo prazo, não sentimos um progresso significativo, pois para alcançar altos níveis precisamos saber o que queremos, como vamos fazer e ter ao menos uma noção do caminho a trilhar.

É por isso que precisamos aprender a escolher, pois quando não tomamos atitude para escolher, alguém escolhe por nós e assim passamos a viver uma vida de passividade. Escolher é um grande desafio, pois ele implica coragem, visto que uma escolha feita nos responsabiliza e essa responsabilização causa medo. Sendo assim aprender a escolher e discernir o que é importante para nós, é um primeiro passo para viver uma vida com significado e propósitos mais claros.

Aprender a escolher implica saber perder para ganhar. Em nossa vida toda escolha traz consigo a recusa de tantas outras, o que exige maior atenção, pois precisamos saber o que temos a ganhar e o que temos a perder, não é decidir tudo de última hora e de forma abrupta e sim fazer o exercício de reflexão o mais consciente possível. Tendemos a falar “sim” muito rápido, o que nos leva ao arrependimento pouco tempo depois, cada “sim” que você diz ao outro, é um “não” que diz pra si mesmo, é uma coisa em detrimento da outra. Escape de decisões que precisam ser feitas de imediato, peça um tempo, reflita sobre o pedido e tome uma decisão alinhada ao que é importante pra você, pois nem sempre ao dizer “sim” você será capaz de dar a sua melhor contribuição.

A busca pelo essencial, é a busca pelo que é mais importante, o que tem mais profundidade, o que o realiza como ser humano. Ser um essencialista é se preocupar com as coisas que mais importam na vida, nos relacionamentos, na introspecção, reflexão profunda e no deleitar da vida. Viver essencialmente é se esvaziar, remover o ruído, se despojar dos excessos e viver no presente momento.

Top 5 Aprendizados

  1. Viver no agora através da pergunta: o que é essencial nesse momento?
    No dia a dia as oportunidades são muitas, rapidamente podemos sair de nossa busca e se perder no meio de tanta informação. Sendo assim é importante se perguntar o que é essencial no momento presente; se for em uma refeição por exemplo, o mais importante são os sabores, aproveitar o momento e compartilhar com as pessoas presentes.
  2. Se não é um sim com certeza, então é definitivamente um não.
    Muitas vezes ficamos em dúvida se aceitamos uma oportunidade ou não, mas se ficamos com pé atrás ou receosos se aquilo vai nos atrapalhar, então a resposta deve ser um “não”. Se o “sim” não vier naturalmente e com razoável certeza, peça um tempo, encontre uma alternativa e diga “não”.
  3. Que a boa vida está muito mais relacionada com ser do que com ter.
    Por vezes buscamos ter coisas ou posições como forma de alcançar uma boa vida. Mas a boa vida está muito mais relacionada com ser do que ter. O dinheiro até uma certa medida nos ajuda a encontrar satisfação e boas condições de vida, mas ele não nos realiza em si mesmo, precisamos estar resolvidos internamente; a boa vida está relacionada muito mais com o equilíbrio interior do que com a quantidade de coisas que temos.
  4. A simplicidade é extremamente importante para a felicidade.
    Temos muitas opções, o dia a dia é muito barulhento, muitas coisas competem por nossa atenção e no final do dia nos sentimos cansados, sobrecarregados e infelizes.  A simplicidade é um meio de encontrar contentamento e felicidade, pois nos descarregamos dos excessos, focamos no essencial e passamos a ter uma sensação maior de realização e de propósito.
  5.  Falar mais não do que sim.
    Semelhante ao aprendizado 2, esse está mais relacionado com o “não”. Aprenda a falar mais “não”, aprenda a priorizar mais sua busca e seu desenvolvimento. Cada vez que falamos “sim” sem querer, e sem propósito, é um tempo e uma oportunidade de crescimento perdidas.

podcast

Essencialismo
Greg McKeown
Lucas Conchetto - 2022