x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Eric Ries

A Startup Enxuta

  • Recursos:
Eric Ries, autor de A Startup Enxuta.

Eric Ries, autor de A Startup Enxuta.

Um conceito que busca criar novos produtos, em ciclos rápidos, com baixo custo e foco no cliente.

Ao longo de sua trajetória, Eric Ries, elaborou várias ideias, trabalhou conceitos, e como resultado nasce o movimento Startup Enxuta, que tem como centro o ciclo construir, medir e aprender.

Construir

A construção é o momento que o empreendedor pega uma ideia bruta e busca meios para viabilizá-la. Para isso temos várias ferramentas que nos auxiliam a construir um produto enxuto, a curto prazo e que possa ser rapidamente validado e dessa forma melhorado para ser inserido no mercado.

Uma dessas ferramentas é o Produto Mínimo Viável (MVP, do original Minimum Viable Product) que tem como objetivo elaborar um produto que traga a essência da ideia, que torne possível validar sua viabilidade de forma ágil. Em suma, um protótipo para validar uma ideia.

Medir

As métricas tem de ser realistas, não adianta buscar as “métricas de vaidade” como chama o autor. Temos por exemplo, a situação em que o empreendedor usa page views de um site pra pensar em negócio, pra falar de resultados, quando na realidade suas vendas estão baixas e sua conversão é mínima. Isso traz sérios riscos a empresa, já que não é uma métrica que serve como base para análises realistas.

Aprender

Um dos pontos mais citados pelo autor, o aprendizado, só é validado quando o conhecimento encontra a prática, pois gera um ponto de vista realista do produto e mercado. Sem o aprendizado não pode haver evolução.


Como o autor nos lembra, é importante ter em mente que o conceito não é uma receita de bolo, quem começa assim, pode estar indo em direção ao fracasso. É essencial a adequação do modelo a realidade da empresa, ao contexto que o time está inserido e o nicho de mercado que aquele produto será destinado.

podcast

A Startup Enxuta
Eric Ries
Lucas Conchetto - 2022