x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
David Brooks

O Animal Social

  • Recursos:

O animal Social - David Brooks

Em “O Animal Social” David Brooks cria 6 histórias, nelas os personagens crescem e se desenvolvem, suas vidas são determinadas por suas relações e pelo convívio social. O autor fez uma escolha bem sucedida ao tirar o peso do conteúdo científico para construir um livro através de personagens e histórias. Nessas histórias seus personagens enfrentam desafios pessoais que vão da infância à velhice.  

Nosso desenvolvimento é social. Através do outro nós nos estabelecemos e criamos nossa identidade. Pelo outro aprendemos a falar e se comportar. Desde muito pequenos, ainda recém nascidos, estamos assistindo e imitando os outros. É nesse período que construímos várias camadas importantes da nossa personalidade. O contexto nos molda. É através dele que definimos nossa identidade e nos posicionamos no mundo.

O maior mérito da nossa espécie é nossa capacidade altamente social. Só por ela conseguimos nos reunir, mesmo sendo tão diferentes, e construir coisas muito maiores do que nós mesmos. O grupo sempre é mais forte e mais inteligente que o indivíduo. Como isoladamente não somos tão significantes, é no outro que encontramos força e suporte para ser mais. Mas isso seria impossível sem nossa capacidade social. O contato físico, as expressões faciais, a linguagem corporal, todos são elementos sociais que nos permitem circular e crescer. Dependemos muito do outro, estudos mostram que bebês que recebem mais carinho e fazem mais contato visual com a mãe, são mais saudáveis e possuem muito mais conexões neurais que bebês que recebem pouca atenção e afeto.

Independente do lugar que  estamos o poder do grupo é sempre flagrante. Roupas, gírias, sotaques, visões de mundo. Cada grupo tem suas normas e sua cultura cria um cenário de possibilidades e convívio. De qualquer outra forma, seria impossível o convívio humano e o seu progresso. Tendemos a nos adaptar e nos nivelar pelas normas do grupo. Quando entramos em uma nova comunidade, assumimos parte de suas crenças, linguagens, roupas, gestos e etc. A evolução nos equipou de dispositivos sociais e neles nossa espécie se apoiou e desenvolveu.

Top 5 Aprendizados

  1. Nós nos definimos através dos outros. Somos alguém a partir do grupo, da sociedade.
    Sozinhos não somos nada. Até nossos gostos que consideramos pessoais, são reflexos de movimentos culturais e dinâmicas sociais. Dessa forma, todo nosso eu é dependente do social e só através do grupo que nos posicionamos no mundo.
  2. Nosso contexto nos molda.
    Se estamos em um grupo pessimista, tendemos a nos tornar pessimistas. Se vivemos em um lugar de má alimentação, tendemos a engordar e seguir o ritmo da família. Nosso contexto sempre nos molda.
  3. A tomada de decisão é algo emocional.
    Acreditamos que somos racionais e tomamos nossas decisões com base em dados concretos e escolhas racionais. Porém, muitos estudos têm mostrado que somos muito passionais nas escolhas. Boa parte de nossas escolhas vem da camada inconsciente do nosso cérebro. Depois é a parte consciente que racionaliza e cria sentido para uma decisão já tomada.
    Você está no mercado e vê escrito PROMOÇÃO. Compra mesmo não precisando. Mas quando chega em casa, justifica para si que foi por causa da promoção muito boa e imperdível.
  4. Leituras em lugares diferentes estimulam novas regiões do cérebro. Cria teias de memória mais densas.
    Algumas pesquisas demonstram que quando estudamos e lemos em lugares diferentes, criamos conexões e assimilamos o conteúdo de forma mais completa e diversa. Como o cérebro é provocado por lugares e estímulos diferentes, novas conexões são formadas e novos caminhos neurais são desenvolvidos.
  5. A infância tem papel fundamental no nosso futuro.
    A cada ano a ciência traz mais provas que uma boa infância, com estímulos positivos e um contexto motivador, cria crianças saudáveis e bem sucedidas no futuro. O afeto, diálogo e motivação, dá para a criança o suporte que precisa para crescer saudável. Crianças que crescem nesse contexto, sabem se relacionar melhor, navegam bem por diferentes grupos e produzem mais.

podcast

O Animal Social
David Brooks
Lucas Conchetto - 2022