Em “O Animal Social” David Brooks cria 6 histórias, nelas os personagens crescem e se desenvolvem, suas vidas são determinadas por suas relações e pelo convívio social. O autor fez uma escolha bem sucedida ao tirar o peso do conteúdo científico para construir um livro através de personagens e histórias. Nessas histórias seus personagens enfrentam desafios pessoais que vão da infância à velhice.
Nosso desenvolvimento é social. Através do outro nós nos estabelecemos e criamos nossa identidade. Pelo outro aprendemos a falar e se comportar. Desde muito pequenos, ainda recém nascidos, estamos assistindo e imitando os outros. É nesse período que construímos várias camadas importantes da nossa personalidade. O contexto nos molda. É através dele que definimos nossa identidade e nos posicionamos no mundo.
O maior mérito da nossa espécie é nossa capacidade altamente social. Só por ela conseguimos nos reunir, mesmo sendo tão diferentes, e construir coisas muito maiores do que nós mesmos. O grupo sempre é mais forte e mais inteligente que o indivíduo. Como isoladamente não somos tão significantes, é no outro que encontramos força e suporte para ser mais. Mas isso seria impossível sem nossa capacidade social. O contato físico, as expressões faciais, a linguagem corporal, todos são elementos sociais que nos permitem circular e crescer. Dependemos muito do outro, estudos mostram que bebês que recebem mais carinho e fazem mais contato visual com a mãe, são mais saudáveis e possuem muito mais conexões neurais que bebês que recebem pouca atenção e afeto.
Independente do lugar que estamos o poder do grupo é sempre flagrante. Roupas, gírias, sotaques, visões de mundo. Cada grupo tem suas normas e sua cultura cria um cenário de possibilidades e convívio. De qualquer outra forma, seria impossível o convívio humano e o seu progresso. Tendemos a nos adaptar e nos nivelar pelas normas do grupo. Quando entramos em uma nova comunidade, assumimos parte de suas crenças, linguagens, roupas, gestos e etc. A evolução nos equipou de dispositivos sociais e neles nossa espécie se apoiou e desenvolveu.
Podcast: Play in new window | Download