x

Newsletter

Receba o conteúdo mensal :D

  • Mídias:
Ed Catmull

Criatividade S.A.

  • Recursos:
Ed Catmull, autor de Criatividade S.A. e presidente da Pixar e Disney Animation.

Ed Catmull, autor de Criatividade S.A. e presidente da Pixar e Disney Animation.

Em um livro inteligente e recheado de boas histórias, o autor conta seus desafios e inovações ao longo de sua trajetória na Pixar.

Escrito por Ed Catmull, um dos sócios fundadores e atual presidente da Pixar e Disney Animation, o livro é repleto de sacadas, pontos de vista extremamente válidos e ricos. O livro chama muita atenção não só por contar a história desse grande estúdio e sua relação com Steve Jobs, mas também sua delicadeza pra liderar pessoas e produzir filmes incríveis.

Um livro necessário para qualquer criativo, diria até que é um livro importante pra qualquer líder, afinal, a Pixar, mais que um estúdio, é um grupo de pessoas altamente criativas que aprenderam a lidar com as facetas da criação e da inovação. Segundo Ed, eles não estão prontos, mas aprenderam bastante coisa.

Liberdade

Ao longo do livro fica muito claro a direção das empresas que Ed comanda, Pixar e Disney Animation.
Ed, e seu time têm como foco pessoas, soa clichê, mas isso fica evidente no modelo de gestão que é apresentado no livro. A Pixar valoriza muito seu principal capital: as pessoas. Sua liberdade de expressão é muito grande, e essa continua sendo uma das maiores buscas de Ed nas companhias. Na busca de um modelo menos vertical, Ed prega ideias onde todos podem ajudar, todos podem falar, mesmo que não seja a ideia mais inteligente, mas todos tem a chance de falar.

Liderança

Construir lideranças: um dos principais objetivos da empresa. Ed e seus principais executivos, estão sempre abrindo caminho para novos talentos, ao dar espaço e prepará-los para futuras posições de liderança. Ed acredita que uma boa liderança pode ajudar pessoas criativas a permanecer no caminho para a excelência, não importando o negócio em que elas estão.

Fracasso

Quem planeja muito, só demora mais tempo para errar. Ideia que Ed compartilha em seu livro. O erro, e o fracasso não é mal visto na Pixar. Muitos de seus líderes pregam que para se inovar, tem de se arriscar, e nesse trajeto você com certeza irá errar, e as vezes poderá fracassar.

O fracasso não é algo ruim, é consequência necessária de se fazer algo novo.

O segredo está em tirar aprendizado disso.

podcast

Criatividade S.A.
Ed Catmull
Lucas Conchetto - 2022